CONTEÚDO
|
TEMPO
|
DESENVOLVIMENTO
|
RECURSOS
|
O álcool
|
|
- Ao entrar na sala o jovem irá se deparar com
uma mesa no centro da sala. Muito bonita e arrumada, cheia de copos, garrafas
de refrigerante cheias, garrafas de cerveja vazias e de outras bebidas
alcoólicas. Entre os copos e garrafas haverá um copo com álcool e um ovo
dentro (OBS. Clara e gema – para mostrar como o álcool cozinha um ovo que é
uma célula, imagina o que faz com nosso corpo.) O instrutor deve incentivar
os jovens a chegar perto da mesa e dar liberdade se quiserem beber algum
refrigerante.
O instrutor dirá que no meio de tudo aqui há algo
importante que eles devem encontrar.
O que devem encontrar: 1 – o ovo no álcool; 2 – a
definição de álcool de Ney Prieto Peres, dentro de uma garrafa de cerveja,
pag. 31; 3 - Colado embaixo de cada copo um efeito ou doença provocada pelo
álcool.
O instrutor deve dividi-los em 3 grupos, para que
cada grupo explique para os demais o que encontraram.
Grupo A - o ovo no álcool
Grupo B - a definição de álcool de Ney Prieto
Peres
Grupo C - efeito ou doença provocada pelo álcool.
Ao final, o instrutor deverá mostrar um cartaz
com porcentagens de acidentes e mortes provocadas pela ingestão de álcool.
|
- Mesa
- Garrafas de refrigerante
- Garrafas de cerveja e outras bebidas
- Copos com consequências do álcool coladas
embaixo
- Copo com ovo e álcool
- Fichas
- Cartaz com imagens e porcentagem de acidentes.
|
O fumo
|
|
- Colocar os jovens em roda. Fazer uma batata
quente. Toda vez que a música parar eles vão retirar de uma caixinha uma
substancia venenosa e a explicação dela, contida no cigarro, no Anexo I. (OBS. Os jovens a principio
não vão saber o que é aquilo, e o instrutor não deve dizer que pertence ao
cigarro. Após várias vezes, o instrutor explicará que cada substancia daquela
pertence às 4720 substância venenosas contidas no cigarro.
- O instrutor deve espalhar pelo chão diversas
imagens de pessoas bonitas e famosas, e no meio delas, algumas de pessoas com
câncer em estado final, provocado pelo cigarro. Pedir para que escolham uma
que eles mais gostaram.
Após, o instrutor pedirá que cada um venha a
frente e cole a imagem em um painel. O instrutor deverá lembrar que muitas
vezes os vícios nos são apresentados de formas belas, sempre escondendo a
realidade cruel.
“O hábito
de fumar começa, em geral, na infância ou na adolescência, incentivado pelos
mais velhos e tendo exemplos até mesmo dentro de casa. São os garotos
provocados pelos coleguinhas que fumam e que, na sua imaginação, já se sentem
homens feitos [...]
Entretanto,
ninguém conta nem fala das desvantagens e dos males do fumo. Ninguém vê e nem
pode examinar os tóxicos que a fumacinha leva ao organismo”. Ney Prieto
Peres, Manual prático do espírita, 13. ed., p. 48.
|
- Musica
- Batata quente
- Caixinha com as substância venenosas.
- Anexo I
- Imagens de pessoas bonitas e de pessoas com
câncer.
- Painel de colagem.
|
Conduta do jovem espírita
|
|
- “Precatar-se
contra tóxicos, narcóticos, alcoólicos, e contra o uso demasiado de drogas
que viciem a composição fisiológica natural do organismo.
Existem
venenos que agem gota a gota.” André
Luiz, Conduta espírita, 15. ed., p. 119
|
- Cartaz
|
sábado, 22 de março de 2014
Aula: Drogas Licitas.
Tudo me é licito, mas nem tudo me convém!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário