domingo, 29 de setembro de 2013

Aula: Pais e filhos

INSTITUTO DO JOVEM               PLANO DE AULA            TRABALHO: MOCIDADE

Curso: Vida e Sexo
Aula: Pais e Filhos              N°: 04
Objetivo Geral: Compreender a importância das relações entre pais e filhos, sendo estes laços criados em outras existências, assim sendo a união em família oportunidade de reajustamento, cabendo aos pais o dever de educar e encaminhar os filhos desde a infância e não fugindo os filhos de seus deveres de amor e gratidão para com os pais. Afinal, ninguém se vincula a outrem através dos vigorosos liames do corpo somático, da família , sem justas e poderosas razões.


Objetivos Específicos
Tempo
Conteúdo/Recurso
Bibliografia/Providência
- Despertar interesse pelo tema da aula













- Compreender que tanto os Pais , quanto os filhos possuem responsabilidades uns perante os outros


10’
Recurso: “Briga De Galo”
Procedimento:
1- Pedir dois voluntários. Colocar nas costas do participante um papel com uma expressão relacionada ao tema que se quer introduzir ( Ex. Pais, Filhos...), sem que eles saibam o que está escrito;
2- Para descobrir o tema da aula ambos deverão descobrir o que está escrito nas costas do outro, sem utilizarem as mãos, que deverão estar cruzadas para trás;
3- O primeiro que descobrir o tema da aula se possível deve ser premiado com um bombom, o restante da turma recebe balas.
Conteúdo: tema da aula “Pais e Filhos”.
Conteúdo: “ Os Genitores devem especial consideração aos próprios rebentos, mas o dever funciona bilateralmente, de vez que os rebentos do grupo familiar devem aos genitores particular atenção.”
“A reencarnação traça rumos nítidos ao mútuo respeito que nos compete de uns para com os outros.”.”Nunca é Lícito o desprezo dos pais para com os filhos e vice-versa.”
- Folha sulfite
- Fita adesiva
- Cartaz com o tema da aula










Vida e Sexo- pág.59

Aula:Casamento

INSTITUTO DO JOVEM               PLANO DE AULA            TRABALHO: MOCIDADE

Curso: Vida e Sexo
Aula:Casamento                     N°: 03
Objetivo Geral: Compreender a importância do casamento e constituição da família. Percebendo que o matrimônio, é uma experiência, afetiva, da qual resulta a prole sob a responsabilidade dos cônjuges, lembrando que não é, nem poderia ser, uma incursão ao país da felicidade, já que representa oportunidade impar de reajustamento do passado com espíritos com os quais podemos estar ligados pelos laços do amor ao ódio, experiência de educação.


Objetivos Específicos
Tempo
Conteúdo/Recurso
Bibliografia/Providência
Compreender que o casamento representa a oficina de reajustamentos emocionais e laboratório de reparação moral.

10’
Conteúdo: “O matrimônio é uma experiência emocional que propicia a comunhão afetiva, da qual resulta a prole sob a responsabilidade dos cônjuges, que se nutrem de estímulos vitais, intercombinando hormônios preservadores do bem estar físico e psicológico.
Não é, nem poderia ser, uma incursão ao país da felicidade, feita de sonhos e ilusões.
Representa um tentame, na área da educação do sexo, exercitando a fraternidade e o entendimento (....). 
Recurso: O evangelizador pregará pares de acordo com suas afinidades, assim que os preás estiverem formados os jovens devem retirar a folha do peito e ver o que esta escrito atráz da virtude, neste momento o instrutor devera dizer que os pares já estão ligado uns aos outros, e que assim ocorre no casamento, assim como nós o nosso parceiro também terá defeitos e juntos os dois e prole que virá, deverão inicia o processo de melhoramento e exercício das virtudes.
*Benedito Fernandes S.O.s Família.








*Folhas escritas defeitos e virtudes
*Fitas adesiva
*Cartaz com conteúdo doutrinário





Aula: Namoro e Compromisso Afetivo

INSTITUTO DO JOVEM               PLANO DE AULA            TRABALHO: MOCIDADE

Curso: Vida e Sexo
Aula: Namoro e Compromisso Afetivo                  N°: 02
Objetivo Geral: Levar o jovem a compreender que o namoro que se traduz por suave encantamento, sendo, porém, necessário o uso da responsabilidade para com os sentimentos do próximo, visto que nunca lesaremos a outrem sem lesar a nós.

Objetivos Específicos
Tempo
Conteúdo/Recurso
Bibliografia/Providência
Compreender a importância da fase do namoro, sendo este uma necessidade psicológica, parte importante do desenvolvimento da personalidade.

15’
Conteúdo: “A integração de duas criaturas para a comunhão sexual começa habitualmente pelo período de namoro que se traduz por suave encantamento (...), diariamente compartilham emoções de semelhantes encontros, em todos os lugares da terra”.
Recurso: “Imagem e Ação”
1 – O instrutor deverá dividir a turma em dois grupos e solicitar uma pessoa de cada grupo sorteie uma ficha que conterá uma palavra relacionada ao tema da aula.
2 – Essa pessoa deverá fazer uma mímica, ou desenho dessa palavra, para o grupo adivinhar, conforme o que for sorteado.
3 – O grupo que acertar ganhará um ponto. (Premiar o grupo vencedor).
4 – À medida que forem desvendadas as palavras, afixar no quadro as fichas escritas. Quando as mímicas terminarem o instrutor deverá, fazer a exposição do conteúdo doutrinário, fazendo uma ligação com as mímicas.
Sugestão para mímicas:
1 – Imitar um casal no inicio do namoro;
2 – Expressar a importância do namoro para o desenvolvimento da personalidade;
3 – O namoro gerando responsabilidades futuras.
*Adolescência: um desafio para pais e educadores, pg: 130.



*Cartaz com conteúdo doutrinário
*Fichas para imagem e ação
*Fita adesiva.
Lembrar da importância de termos cuidados para com os sentimentos do próximo, já que toda vez que determinada pessoa convide outra à comunhão sexual ou aceita um convite neste sentido, estabelece entre ambos um circuito de forças emocionais. E nunca lesaremos a outrem sem lesar a nós.








15’
Conteúdo: “A guerra efetivamente flagela a humanidade, semeando terror e morticínio, entre as nações; entretanto, a afeição erradamente orientada, através do compromisso escarnecido, cobre o mundo de vítimas”.
“Toda vez que determinada pessoa convide outra a comunhão sexual ou aceita de alguém um apelo neste sentido, em bases de afinidade e confiança, estabelece-se entre ambos um circuito de forças, pelo qual a dupla se alimenta psiquicamente de energias espirituais, em regime de reciprocidade. Quando um dos parceiros foge ao compromisso assumido, sem razão justa, lesa o outro na sustentação do equilíbrio.”
“[...] Aprenderemos no corpo de nossas próprias manifestações ou no ambiente da vivencia pessoal, através da penalogia sem cárcere aparente, que nunca lesaremos a outrem sem lesar a nós.
Recurso: “Leia da Ação e reação: o feitiço caiu em mim”
1 – Orientar para que todos fiquem sentados em circulo.
2 – Distribuir papeletas e lápis para cada participante.
3 – Cada pessoa escreverá na sua papeleta alguma coisa que gostaria que o vizinho da direita fizesse, podendo ser qualquer coisa: imitar alguém, cantar uma musica, imitar  um animal, etc; você deve escrever seu nome.
4 – Misturar todos os papeis e ir sorteando um a um, porém dar ao monte dizendo que quem na realidade ira fazer o que esta no papel é o próprio jovem que escreveu.

*Emmanuel, Vida e Sexo; pg: 29, 30 e 31.














*Tiras de papel
*Lápis para cada participante
*Cartaz com conteúdo doutrinário.
Refleti quanto a importância dos relacionamentos e sobre o cuidado que devemos ter com os sentimentos de outrem.









10’
Conteúdo: “O amor real é expressão de maturidade, de firmeza de caráter, de coerência, de consciência de responsabilidade, que trabalham em favor dos envolvidos no sentimento que trabalham (...), mediantes as experiências dos relacionamentos bem sucedidos.
“O dever principia sempre, para cada um de vós, do ponto em que ameaçais a felicidade ou a tranqüilidade do vosso próximo; acaba no limite que não desejais ninguém transponha com relação a vós”.
Recurso: Ao som de uma musica harmônica o instrutor deverá apresentar um cartaz, em formato de coração, com a seguinte frase, “Em um relacionamento, o Amor Real é.........?
E meu dever é......../
Entregar para cada jovem lápis e folha, pedindo para que eles completem as frases; finalizar pregando as folhas de cada um no cartaz e explicando o conteúdo doutrinário.

*Livro: Adolescência: um desafio para pais e educadores; pág: 122)


*Do Item 7, no cap. XVII, de O Evangelho Segundo Espiritismo.



*Cartaz em forma de Coração
*Folhas, Lápis, Cd harmônico, Som, cartaz com conteúdo doutrinário.


Aula: Aula inaugural

INSTITUTO DO JOVEM               PLANO DE AULA            TRABALHO: MOCIDADE

Curso: Vida e Sexo
Aula: Inaugural                 N°: 01
Objetivo Geral: Apresentar aos jovens o curso Vida e Sexo, que será estudado durante o semestre, identificando sua importância diante dos problemas da atualidade, despertando nos jovens o interesse pelo estudo dos temas abordados.

Objetivos Específicos
Tempo
Conteúdo/Recurso
Bibliografia/Providência
 Desperta o interesse do jovem para o tema a ser estudado, durante o semestre.


10’
Recurso: Cada jovem deve receber a metade de um coração, nas paredes da sala, devem estar colados inúmeras metades de corações e eles deverão encontrar a metade do que receberam.
A sala toda deve estar com cartazes colados, com figuras referentes à família, casamento, namoro, aborto, etc.
Os instrutores deverão apresentar para os jovens um cartaz com as seguintes letras “V” e “S”, e pedir para que os jovens, fazendo uma ligação com a procura da metade do coração e com as figuras expostas na sala, tentem adivinhar o nome do curso que será tema de estudo da mocidade.
O jovem que acertar, deve receber um bombom, e outras balinhas.

*Coração de cartolina
*Fita adesiva
*Figuras referentes ao curso
*Cartaz com as letras “V” e “S”
*Bombom e balinhas
Apresentar o livro, o autor espiritual e o médium, mostrando seus objetivos e sua importância.




15’
Conteúdo: “De que forma, porém, as teses do sexo são tratadas do plano espiritual para o plano terrestre? [...]
Não proibição, mas educação.
Não abstinência imposta, mas emprego digno, com o devido respeito aos outros e a si mesmo.
Não indisciplina, mas controle.
Não impulso livre, mas responsabilidade.
Fora disso, é teorizar simplesmente, para depois aprender ou
reaprender com a experiência..


Sem isso, será enganar-nos, lutar sem proveito, sofrer e recomeçar a obra da sublimação pessoal, tantas vezes quantas si fizerem precisos, pelos mecanismo da reencarnação, porque a aplicação do sexo, ante a luz do amor e da vida, é assunto pertinente a consciência de cada um.
Recurso: “Dinâmica – falando junto”.
Os instrutores deverão dividir os jovens em 3 grupos, cada grupo deve receber uma palavra, e quando o instrutor dizer valendo eles, deverão gritar a sua palavra, ate adivinharem os autores do livro Vida e Sexo.
Palavras: Emmanuel, Chico Xavier
Após adivinharem, o instrutores deverá apresentar as fotos de Emmanuel e Chico Xavier.

Vida e Sexo, Emmanuel, Chico Xavier, 9° ed, pg: 7 e 8.

*Papel com as palavras
*Cartaz com conteúdo

Esclarecer sobre o funcionamento da mocidade.



05’
Recurso: Apresentar um cartaz com o cronograma de funcionamento da mocidade informando horário, importância da freqüência, números de faltas, praticas, disciplina e critérios de aprovação

*Cartaz com as informações da mocidade.

Levar o jovem a refletir sobre o tema do curso.

10’
Recurso: Caracterizado de reportes, os instrutores deverão simular um tele-jornal, e devem apresentar dados estatísticos para os jovens sobre a juventude e sexualidade (namoro, sexo, casamento, aborto)
Após este momento, os jovens devem receber papel e caneta e os instrutores devem pedir, para que eles escrevam a respeito de suas duvidas referente ao tema que será estudado. Após este momento, apresentar para os jovens um cartaz com o nome de todas as aulas que serão dadas durante o semestre, e explica que as duvidas referente ao tem serão esclarecidos durante o semestre.
Conteúdo: “Dados Estatísticos”
“cartaz com o nome das aulas”
 01 – Aula inaugural
02 – Namoro e Compromisso Afetivo
03 – Casamento
04 – Pais e Filhos
05 – Aborto
06 – Divórcio
07 – Adultério e Prostituição
08 – Energia Sexual
09 – Amor Livre e Controle Sexual
10 – Homossexualismo
11 – Sexo e Religião
12 – Aula de Encerramento

*Roupas de reportes
*Microfone de brincadeira
*Cartaz  com estatísticas
*Papel e lápis para cada jovem.


Livro do dia: VIDA E SEXO

Livro: Vida e sexo


Segue em anexo o livro

APOSTILA DE PLANOS DE AULA PARA MOCIDADE ESPIRITA

CURSO: VIDA E SEXO



AOS EVANGELIZADORES, E JOVEM EVANGELIZADOS, DO CRISTO.

        “Sexo é espírito e vida, a serviço da felicidade e da harmonia do universo. Conseguintemente, reclama responsabilidade e discernimento, onde e quando se expresse. Por isso mesmo, nossos irmãos e nossas irmãs precisam e devem saber o que fazem com as energias genésicas, observando como, com quem e para que se utilizam de semelhantes recursos, entendendo-se que todos os compromissos na vida sexual estão igualmente subordinados à lei de causa e efeito; e , segundo esse exato princípio, de tudo o que dermos a outrem, no mundo afetivo, outrem também nos dará”
                                                                              (Vida e Sexo, 9° ed, p. 10 e 11)



Organização e Produção
Instituto do Jovem – Coordenação da Mocidade
Meb - Mocidade espírita Eurípedes Barsanulfo