sábado, 22 de março de 2014

Aula: Drogas Licitas.

Tudo me é licito, mas nem tudo me convém!!!

CONTEÚDO
TEMPO
DESENVOLVIMENTO
RECURSOS
O álcool

5’







5’





10’





10’
- Ao entrar na sala o jovem irá se deparar com uma mesa no centro da sala. Muito bonita e arrumada, cheia de copos, garrafas de refrigerante cheias, garrafas de cerveja vazias e de outras bebidas alcoólicas. Entre os copos e garrafas haverá um copo com álcool e um ovo dentro (OBS. Clara e gema – para mostrar como o álcool cozinha um ovo que é uma célula, imagina o que faz com nosso corpo.) O instrutor deve incentivar os jovens a chegar perto da mesa e dar liberdade se quiserem beber algum refrigerante.

O instrutor dirá que no meio de tudo aqui há algo importante que eles devem encontrar.
O que devem encontrar: 1 – o ovo no álcool; 2 – a definição de álcool de Ney Prieto Peres, dentro de uma garrafa de cerveja, pag. 31; 3 - Colado embaixo de cada copo um efeito ou doença provocada pelo álcool.

O instrutor deve dividi-los em 3 grupos, para que cada grupo explique para os demais o que encontraram.
Grupo A - o ovo no álcool
Grupo B - a definição de álcool de Ney Prieto Peres
Grupo C - efeito ou doença provocada pelo álcool.

Ao final, o instrutor deverá mostrar um cartaz com porcentagens de acidentes e mortes provocadas pela ingestão de álcool.

- Mesa
- Garrafas de refrigerante
- Garrafas de cerveja e outras bebidas
- Copos com consequências do álcool coladas embaixo
- Copo com ovo e álcool
- Fichas
- Cartaz com imagens e porcentagem de acidentes.
O fumo
15’






5’
- Colocar os jovens em roda. Fazer uma batata quente. Toda vez que a música parar eles vão retirar de uma caixinha uma substancia venenosa e a explicação dela, contida no cigarro, no Anexo I. (OBS. Os jovens a principio não vão saber o que é aquilo, e o instrutor não deve dizer que pertence ao cigarro. Após várias vezes, o instrutor explicará que cada substancia daquela pertence às 4720 substância venenosas contidas no cigarro.

- O instrutor deve espalhar pelo chão diversas imagens de pessoas bonitas e famosas, e no meio delas, algumas de pessoas com câncer em estado final, provocado pelo cigarro. Pedir para que escolham uma que eles mais gostaram.
Após, o instrutor pedirá que cada um venha a frente e cole a imagem em um painel. O instrutor deverá lembrar que muitas vezes os vícios nos são apresentados de formas belas, sempre escondendo a realidade cruel.

“O hábito de fumar começa, em geral, na infância ou na adolescência, incentivado pelos mais velhos e tendo exemplos até mesmo dentro de casa. São os garotos provocados pelos coleguinhas que fumam e que, na sua imaginação, já se sentem homens feitos [...]
Entretanto, ninguém conta nem fala das desvantagens e dos males do fumo. Ninguém vê e nem pode examinar os tóxicos que a fumacinha leva ao organismo”. Ney Prieto Peres, Manual prático do espírita, 13. ed., p. 48.

- Musica
- Batata quente
- Caixinha com as substância venenosas.
- Anexo I
- Imagens de pessoas bonitas e de pessoas com câncer.
- Painel de colagem.
Conduta do jovem espírita
5’
- “Precatar-se contra tóxicos, narcóticos, alcoólicos, e contra o uso demasiado de drogas que viciem a composição fisiológica natural do organismo.
Existem venenos que agem gota a gota.”  André Luiz, Conduta espírita, 15. ed., p. 119

- Cartaz