domingo, 29 de setembro de 2013

Aula: Namoro e Compromisso Afetivo

INSTITUTO DO JOVEM               PLANO DE AULA            TRABALHO: MOCIDADE

Curso: Vida e Sexo
Aula: Namoro e Compromisso Afetivo                  N°: 02
Objetivo Geral: Levar o jovem a compreender que o namoro que se traduz por suave encantamento, sendo, porém, necessário o uso da responsabilidade para com os sentimentos do próximo, visto que nunca lesaremos a outrem sem lesar a nós.

Objetivos Específicos
Tempo
Conteúdo/Recurso
Bibliografia/Providência
Compreender a importância da fase do namoro, sendo este uma necessidade psicológica, parte importante do desenvolvimento da personalidade.

15’
Conteúdo: “A integração de duas criaturas para a comunhão sexual começa habitualmente pelo período de namoro que se traduz por suave encantamento (...), diariamente compartilham emoções de semelhantes encontros, em todos os lugares da terra”.
Recurso: “Imagem e Ação”
1 – O instrutor deverá dividir a turma em dois grupos e solicitar uma pessoa de cada grupo sorteie uma ficha que conterá uma palavra relacionada ao tema da aula.
2 – Essa pessoa deverá fazer uma mímica, ou desenho dessa palavra, para o grupo adivinhar, conforme o que for sorteado.
3 – O grupo que acertar ganhará um ponto. (Premiar o grupo vencedor).
4 – À medida que forem desvendadas as palavras, afixar no quadro as fichas escritas. Quando as mímicas terminarem o instrutor deverá, fazer a exposição do conteúdo doutrinário, fazendo uma ligação com as mímicas.
Sugestão para mímicas:
1 – Imitar um casal no inicio do namoro;
2 – Expressar a importância do namoro para o desenvolvimento da personalidade;
3 – O namoro gerando responsabilidades futuras.
*Adolescência: um desafio para pais e educadores, pg: 130.



*Cartaz com conteúdo doutrinário
*Fichas para imagem e ação
*Fita adesiva.
Lembrar da importância de termos cuidados para com os sentimentos do próximo, já que toda vez que determinada pessoa convide outra à comunhão sexual ou aceita um convite neste sentido, estabelece entre ambos um circuito de forças emocionais. E nunca lesaremos a outrem sem lesar a nós.








15’
Conteúdo: “A guerra efetivamente flagela a humanidade, semeando terror e morticínio, entre as nações; entretanto, a afeição erradamente orientada, através do compromisso escarnecido, cobre o mundo de vítimas”.
“Toda vez que determinada pessoa convide outra a comunhão sexual ou aceita de alguém um apelo neste sentido, em bases de afinidade e confiança, estabelece-se entre ambos um circuito de forças, pelo qual a dupla se alimenta psiquicamente de energias espirituais, em regime de reciprocidade. Quando um dos parceiros foge ao compromisso assumido, sem razão justa, lesa o outro na sustentação do equilíbrio.”
“[...] Aprenderemos no corpo de nossas próprias manifestações ou no ambiente da vivencia pessoal, através da penalogia sem cárcere aparente, que nunca lesaremos a outrem sem lesar a nós.
Recurso: “Leia da Ação e reação: o feitiço caiu em mim”
1 – Orientar para que todos fiquem sentados em circulo.
2 – Distribuir papeletas e lápis para cada participante.
3 – Cada pessoa escreverá na sua papeleta alguma coisa que gostaria que o vizinho da direita fizesse, podendo ser qualquer coisa: imitar alguém, cantar uma musica, imitar  um animal, etc; você deve escrever seu nome.
4 – Misturar todos os papeis e ir sorteando um a um, porém dar ao monte dizendo que quem na realidade ira fazer o que esta no papel é o próprio jovem que escreveu.

*Emmanuel, Vida e Sexo; pg: 29, 30 e 31.














*Tiras de papel
*Lápis para cada participante
*Cartaz com conteúdo doutrinário.
Refleti quanto a importância dos relacionamentos e sobre o cuidado que devemos ter com os sentimentos de outrem.









10’
Conteúdo: “O amor real é expressão de maturidade, de firmeza de caráter, de coerência, de consciência de responsabilidade, que trabalham em favor dos envolvidos no sentimento que trabalham (...), mediantes as experiências dos relacionamentos bem sucedidos.
“O dever principia sempre, para cada um de vós, do ponto em que ameaçais a felicidade ou a tranqüilidade do vosso próximo; acaba no limite que não desejais ninguém transponha com relação a vós”.
Recurso: Ao som de uma musica harmônica o instrutor deverá apresentar um cartaz, em formato de coração, com a seguinte frase, “Em um relacionamento, o Amor Real é.........?
E meu dever é......../
Entregar para cada jovem lápis e folha, pedindo para que eles completem as frases; finalizar pregando as folhas de cada um no cartaz e explicando o conteúdo doutrinário.

*Livro: Adolescência: um desafio para pais e educadores; pág: 122)


*Do Item 7, no cap. XVII, de O Evangelho Segundo Espiritismo.



*Cartaz em forma de Coração
*Folhas, Lápis, Cd harmônico, Som, cartaz com conteúdo doutrinário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário