INSTITUTO DO JOVEM PLANO DE AULA TRABALHO: MOCIDADE
|
||||
Curso: Vida e Sexo
Aula: Namoro e Compromisso Afetivo N°: 02
|
Objetivo Geral: Levar o jovem a compreender que o namoro que se traduz por suave
encantamento, sendo, porém, necessário o uso da responsabilidade para com os
sentimentos do próximo, visto que nunca lesaremos a outrem sem lesar a nós.
|
|||
Objetivos
Específicos
|
Tempo
|
Conteúdo/Recurso
|
Bibliografia/Providência
|
|
Compreender a importância da
fase do namoro, sendo este uma necessidade psicológica, parte importante do
desenvolvimento da personalidade.
|
|
Conteúdo: “A integração de duas criaturas para a comunhão sexual
começa habitualmente pelo período de namoro que se traduz por suave
encantamento (...), diariamente compartilham emoções de semelhantes
encontros, em todos os lugares da terra”.
Recurso: “Imagem e Ação”
1 – O instrutor deverá dividir
a turma em dois grupos e solicitar uma pessoa de cada grupo sorteie uma ficha
que conterá uma palavra relacionada ao tema da aula.
2 – Essa pessoa deverá fazer
uma mímica, ou desenho dessa palavra, para o grupo adivinhar, conforme o que
for sorteado.
3 – O grupo que acertar ganhará
um ponto. (Premiar o grupo vencedor).
4 – À medida que forem
desvendadas as palavras, afixar no quadro as fichas escritas. Quando as
mímicas terminarem o instrutor deverá, fazer a exposição do conteúdo
doutrinário, fazendo uma ligação com as mímicas.
Sugestão para mímicas:
1 – Imitar um casal no inicio
do namoro;
2 – Expressar a importância do
namoro para o desenvolvimento da personalidade;
3 – O namoro gerando
responsabilidades futuras.
|
*Adolescência: um desafio para
pais e educadores, pg: 130.
*Cartaz com conteúdo
doutrinário
*Fichas para imagem e ação
*Fita adesiva.
|
|
Lembrar da importância de
termos cuidados para com os sentimentos do próximo, já que toda vez que
determinada pessoa convide outra à comunhão sexual ou aceita um convite neste
sentido, estabelece entre ambos um circuito de forças emocionais. E nunca
lesaremos a outrem sem lesar a nós.
|
|
Conteúdo: “A
guerra efetivamente flagela a humanidade, semeando terror e morticínio, entre
as nações; entretanto, a afeição erradamente orientada, através do
compromisso escarnecido, cobre o mundo de vítimas”.
“Toda vez que determinada pessoa convide outra a comunhão
sexual ou aceita de alguém um apelo neste sentido, em bases de afinidade e
confiança, estabelece-se entre ambos um circuito de forças, pelo qual a dupla
se alimenta psiquicamente de energias espirituais, em regime de reciprocidade.
Quando um dos parceiros foge ao compromisso assumido, sem razão justa, lesa o
outro na sustentação do equilíbrio.”
“[...] Aprenderemos no corpo de nossas próprias
manifestações ou no ambiente da vivencia pessoal, através da penalogia sem
cárcere aparente, que nunca lesaremos a outrem sem lesar a nós.
Recurso: “Leia
da Ação e reação: o feitiço caiu em mim”
1 – Orientar para que todos fiquem sentados em circulo.
2 – Distribuir papeletas e lápis para cada participante.
3 – Cada pessoa escreverá na sua papeleta alguma coisa que
gostaria que o vizinho da direita fizesse, podendo ser qualquer coisa: imitar
alguém, cantar uma musica, imitar um
animal, etc; você deve escrever seu nome.
4 – Misturar todos os papeis e ir sorteando um a um, porém
dar ao monte dizendo que quem na realidade ira fazer o que esta no papel é o
próprio jovem que escreveu.
|
*Emmanuel, Vida e Sexo; pg: 29, 30 e 31.
*Tiras de papel
*Lápis para cada participante
*Cartaz com conteúdo doutrinário.
|
|
Refleti quanto a importância
dos relacionamentos e sobre o cuidado que devemos ter com os sentimentos de
outrem.
|
|
Conteúdo: “O
amor real é expressão de maturidade, de firmeza de caráter, de coerência, de
consciência de responsabilidade, que trabalham em favor dos envolvidos no
sentimento que trabalham (...), mediantes as experiências dos relacionamentos
bem sucedidos.
“O dever principia sempre, para cada um de vós, do ponto
em que ameaçais a felicidade ou a tranqüilidade do vosso próximo; acaba no
limite que não desejais ninguém transponha com relação a vós”.
Recurso: Ao som de uma musica harmônica o instrutor deverá
apresentar um cartaz, em formato de coração, com a seguinte frase, “Em um
relacionamento, o Amor Real é.........?
E meu dever é......../
Entregar para cada jovem lápis e folha, pedindo para que
eles completem as frases; finalizar pregando as folhas de cada um no cartaz e
explicando o conteúdo doutrinário.
|
*Livro: Adolescência: um desafio para pais e educadores;
pág: 122)
*Do Item 7, no cap. XVII, de O Evangelho Segundo
Espiritismo.
*Cartaz em forma de Coração
*Folhas, Lápis, Cd harmônico, Som, cartaz com conteúdo
doutrinário.
|
|
domingo, 29 de setembro de 2013
Aula: Namoro e Compromisso Afetivo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário