domingo, 29 de setembro de 2013

Aula: Aula inaugural

INSTITUTO DO JOVEM               PLANO DE AULA            TRABALHO: MOCIDADE

Curso: Vida e Sexo
Aula: Inaugural                 N°: 01
Objetivo Geral: Apresentar aos jovens o curso Vida e Sexo, que será estudado durante o semestre, identificando sua importância diante dos problemas da atualidade, despertando nos jovens o interesse pelo estudo dos temas abordados.

Objetivos Específicos
Tempo
Conteúdo/Recurso
Bibliografia/Providência
 Desperta o interesse do jovem para o tema a ser estudado, durante o semestre.


10’
Recurso: Cada jovem deve receber a metade de um coração, nas paredes da sala, devem estar colados inúmeras metades de corações e eles deverão encontrar a metade do que receberam.
A sala toda deve estar com cartazes colados, com figuras referentes à família, casamento, namoro, aborto, etc.
Os instrutores deverão apresentar para os jovens um cartaz com as seguintes letras “V” e “S”, e pedir para que os jovens, fazendo uma ligação com a procura da metade do coração e com as figuras expostas na sala, tentem adivinhar o nome do curso que será tema de estudo da mocidade.
O jovem que acertar, deve receber um bombom, e outras balinhas.

*Coração de cartolina
*Fita adesiva
*Figuras referentes ao curso
*Cartaz com as letras “V” e “S”
*Bombom e balinhas
Apresentar o livro, o autor espiritual e o médium, mostrando seus objetivos e sua importância.




15’
Conteúdo: “De que forma, porém, as teses do sexo são tratadas do plano espiritual para o plano terrestre? [...]
Não proibição, mas educação.
Não abstinência imposta, mas emprego digno, com o devido respeito aos outros e a si mesmo.
Não indisciplina, mas controle.
Não impulso livre, mas responsabilidade.
Fora disso, é teorizar simplesmente, para depois aprender ou
reaprender com a experiência..


Sem isso, será enganar-nos, lutar sem proveito, sofrer e recomeçar a obra da sublimação pessoal, tantas vezes quantas si fizerem precisos, pelos mecanismo da reencarnação, porque a aplicação do sexo, ante a luz do amor e da vida, é assunto pertinente a consciência de cada um.
Recurso: “Dinâmica – falando junto”.
Os instrutores deverão dividir os jovens em 3 grupos, cada grupo deve receber uma palavra, e quando o instrutor dizer valendo eles, deverão gritar a sua palavra, ate adivinharem os autores do livro Vida e Sexo.
Palavras: Emmanuel, Chico Xavier
Após adivinharem, o instrutores deverá apresentar as fotos de Emmanuel e Chico Xavier.

Vida e Sexo, Emmanuel, Chico Xavier, 9° ed, pg: 7 e 8.

*Papel com as palavras
*Cartaz com conteúdo

Esclarecer sobre o funcionamento da mocidade.



05’
Recurso: Apresentar um cartaz com o cronograma de funcionamento da mocidade informando horário, importância da freqüência, números de faltas, praticas, disciplina e critérios de aprovação

*Cartaz com as informações da mocidade.

Levar o jovem a refletir sobre o tema do curso.

10’
Recurso: Caracterizado de reportes, os instrutores deverão simular um tele-jornal, e devem apresentar dados estatísticos para os jovens sobre a juventude e sexualidade (namoro, sexo, casamento, aborto)
Após este momento, os jovens devem receber papel e caneta e os instrutores devem pedir, para que eles escrevam a respeito de suas duvidas referente ao tema que será estudado. Após este momento, apresentar para os jovens um cartaz com o nome de todas as aulas que serão dadas durante o semestre, e explica que as duvidas referente ao tem serão esclarecidos durante o semestre.
Conteúdo: “Dados Estatísticos”
“cartaz com o nome das aulas”
 01 – Aula inaugural
02 – Namoro e Compromisso Afetivo
03 – Casamento
04 – Pais e Filhos
05 – Aborto
06 – Divórcio
07 – Adultério e Prostituição
08 – Energia Sexual
09 – Amor Livre e Controle Sexual
10 – Homossexualismo
11 – Sexo e Religião
12 – Aula de Encerramento

*Roupas de reportes
*Microfone de brincadeira
*Cartaz  com estatísticas
*Papel e lápis para cada jovem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário