INSTITUTO DO JOVEM PLANO DE AULA TRABALHO: MOCIDADE
|
||||
Curso: Vida e Sexo
Aula: Inaugural N°: 01
|
Objetivo Geral: Apresentar aos jovens o curso
Vida e Sexo, que será estudado durante o semestre, identificando sua importância
diante dos problemas da atualidade, despertando nos jovens o interesse pelo
estudo dos temas abordados.
|
|||
Objetivos Específicos
|
Tempo
|
Conteúdo/Recurso
|
Bibliografia/Providência
|
|
Desperta o interesse do jovem para o
tema a ser estudado, durante o semestre.
|
|
Recurso: Cada jovem deve receber a metade de um coração, nas
paredes da sala, devem estar colados inúmeras metades de corações e eles
deverão encontrar a metade do que receberam.
A sala toda deve estar com
cartazes colados, com figuras referentes à família, casamento, namoro,
aborto, etc.
Os instrutores deverão
apresentar para os jovens um cartaz com as seguintes letras “V” e “S”, e
pedir para que os jovens, fazendo uma ligação com a procura da metade do
coração e com as figuras expostas na sala, tentem adivinhar o nome do curso
que será tema de estudo da mocidade.
O jovem que acertar, deve
receber um bombom, e outras balinhas.
|
*Coração de cartolina
*Fita adesiva
*Figuras referentes ao curso
*Cartaz com as letras “V” e
“S”
*Bombom e balinhas
|
|
Apresentar o livro, o autor espiritual e o
médium, mostrando seus objetivos e sua importância.
|
|
Conteúdo:
“De que forma, porém, as teses do sexo são tratadas do plano espiritual para
o plano terrestre? [...]
Não proibição, mas educação.
Não abstinência imposta, mas emprego digno,
com o devido respeito aos outros e a si mesmo.
Não indisciplina, mas controle.
Não impulso livre, mas responsabilidade.
Fora disso, é teorizar simplesmente, para
depois aprender ou
reaprender com a experiência..
Sem isso, será enganar-nos, lutar sem
proveito, sofrer e recomeçar a obra da sublimação pessoal, tantas vezes
quantas si fizerem precisos, pelos mecanismo da reencarnação, porque a
aplicação do sexo, ante a luz do amor e da vida, é assunto pertinente a
consciência de cada um.
Recurso:
“Dinâmica – falando junto”.
Os instrutores deverão dividir os jovens em
3 grupos, cada grupo deve receber uma palavra, e quando o instrutor dizer
valendo eles, deverão gritar a sua palavra, ate adivinharem os autores do
livro Vida e Sexo.
Palavras: Emmanuel, Chico Xavier
Após adivinharem, o instrutores deverá
apresentar as fotos de Emmanuel e Chico Xavier.
|
Vida e Sexo, Emmanuel, Chico Xavier, 9° ed,
pg: 7 e 8.
*Papel com as palavras
*Cartaz com conteúdo
|
|
Esclarecer sobre o funcionamento da
mocidade.
|
|
Recurso:
Apresentar um cartaz com o cronograma de funcionamento da mocidade informando
horário, importância da freqüência, números de faltas, praticas, disciplina e
critérios de aprovação
|
*Cartaz com as informações da mocidade.
|
|
Levar o jovem a refletir sobre o tema do
curso.
|
|
Recurso:
Caracterizado de reportes, os instrutores deverão simular um tele-jornal,
e devem apresentar dados estatísticos para os jovens sobre a juventude e
sexualidade (namoro, sexo, casamento, aborto)
Após este momento, os jovens devem receber
papel e caneta e os instrutores devem pedir, para que eles escrevam a
respeito de suas duvidas referente ao tema que será estudado. Após este
momento, apresentar para os jovens um cartaz com o nome de todas as aulas que
serão dadas durante o semestre, e explica que as duvidas referente ao tem
serão esclarecidos durante o semestre.
Conteúdo:
“Dados Estatísticos”
“cartaz com o nome das aulas”
01 – Aula inaugural
02 – Namoro e Compromisso Afetivo
03 – Casamento
04 – Pais e Filhos
05 – Aborto
06 – Divórcio
07 – Adultério e Prostituição
08 – Energia Sexual
09 – Amor Livre e Controle Sexual
10 – Homossexualismo
11 – Sexo e Religião
12 – Aula de Encerramento
|
*Roupas de reportes
*Microfone de brincadeira
*Cartaz
com estatísticas
*Papel e lápis para cada jovem.
|
|
domingo, 29 de setembro de 2013
Aula: Aula inaugural
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário